sexta-feira, 22 de abril de 2011

Criando uma política de VPN no Windows Server 2003

Neste artigo, descreveremos como criar uma política de VPN baseada em algumas características importantes do RRAS, por exemplo:
  • O horário permitido de conexão
  • Recurso de Alocação de Banda (BAP)
É bastante importante lembrar que ao configuramos o RRAS como um VPN Server ele já nos trás uma política padrão com a característica de Deny Conection, cabe então ao administrador validar esta política e alinhá-la de acordo com as necessidades de segurança da empresa.
Primeiramente acessaremos o console do RRAS e selecionaremos o item de Remote Access Policies.
Cc716437.PoliticaVPN01(pt-br,TechNet.10).jpg
Clicaremos com o botão direito do mouse sobre ele e selecionaremos o item de New Remote Access Policy.
Cc716437.PoliticaVPN02(pt-br,TechNet.10).jpg
Da qual abrirá o seguinte assistente de criação:
Cc716437.PoliticaVPN03(pt-br,TechNet.10).jpg
Selecionaremos o botão Next e temos as seguintes opções
Cc716437.PoliticaVPN04(pt-br,TechNet.10).jpg
Use the wizard to set up a tipical policy for a common scenario - Esta opção nos oferece algumas configurações padrões para a criação de políticas destinadas a VPN, Wirelless LAN, Dial - UP e Ethernet.
Set up a custom policy - Oferece um assistente para a criação de uma política de acesso, neste nosso exemplo será a opção escolhida.
Policy Name - Definiremos o nome Política de Acesso ADM conforme a tela a seguir
Cc716437.PoliticaVPN05(pt-br,TechNet.10).jpg
Clicando no botão Next temos a opção de configurar as Condições das Políticas (Policy Conditions)
Cc716437.PoliticaVPN06(pt-br,TechNet.10).jpg
No nosso exemplo selecionaremos através do botão ADD o item Day and Time Restrictions
Cc716437.PoliticaVPN07(pt-br,TechNet.10).jpg
Após esta seleção temos a tela da qual podemos usar para especificar o horário de conexão, no nosso caso será de 08:00 AM as 17:00 PM de Domingo a Sábado,
Cc716437.PoliticaVPN08(pt-br,TechNet.10).jpg
Clicaremos no botão OK e a condição será adicionada:
Cc716437.PoliticaVPN09(pt-br,TechNet.10).jpg
Clicando no botão Next temos a seguinte tela Permissões
Cc716437.PoliticaVPN10(pt-br,TechNet.10).jpg
Da qual temos as seguintes opções:
Deny Remote Access Permission - Esta opção negará todas as conexões que foram feitas de acordo com o Day and Time Restriction.
Grant Remote Access Permission - Esta opção permitirá todas as conexões que foram feitas de acordo com o Day and Time Restriction.
No nosso exemplo selecionaremos a opção de Grant Remote Access Permission
Cc716437.PoliticaVPN11(pt-br,TechNet.10).jpg
Selecionaremos o botão Next e temos a tela onde podemos executar configurações quanto ao perfil de política
Cc716437.PoliticaVPN12(pt-br,TechNet.10).jpg
Clicando no botão Edit Profile acessaremos a guia Multilink
Cc716437.PoliticaVPN13(pt-br,TechNet.10).jpg
De acordo com a definição de nossa política alteramos o seguinte valores:
  • Ativaremos Allow Multilink Conections para no máximo duas portas.
  • Alteraremos a Configuração de BAP para 40 % pelo período de tempo de 1 minuto
Motivo das Alterações
  • Teremos um controle mais efetivo sobre as porta utilizadas para Multi - Conexão
  • Diminuindo a porcentagem e o tempo do Item BAP otimizaremos a utilização do recurso
Após as alterações teremos a seguinte configuração:
Cc716437.PoliticaVPN14(pt-br,TechNet.10).jpg
Clicaremos no botão OK e voltaremos à tela de Profile
Cc716437.PoliticaVPN15(pt-br,TechNet.10).jpg
Selecionaremos Next e temos a tela de resumo do assistente:
Cc716437.PoliticaVPN16(pt-br,TechNet.10).jpg
Clicando em Finish vemos que a política foi corretamente adicionada ao RRAS em Remote Access Policies
Cc716437.PoliticaVPN17(pt-br,TechNet.10).jpg
Para finalizar, três itens de extrema importância:
  • Seu RRAS deve ter ao menos uma política, caso contrário todas as conexões serão rejeitadas
  • Alinhe sua política de acesso com as diretrizes de segurança de sua empresa.
  • Documente suas políticas de forma clara e concisa e definas responsáveis pela sua manutenção e alterações a medida que for necessário.
                                                                                                                                       
    Até a próxima.

Instalando e configurando o servidor de e-mail no Windows Server 2003

Introdução

Este tutorial irá ajudá-lo a instalar e configurar uma conta de e-mail, usando o serviço POP3 em construção no Windows Server 2003. Para seguir este tutorial, você precisa de um servidor autônomo. Pode, claro, use um controlador de domínio, mas que assume a entender quando não seguir o tutorial e usar outras configurações (método de autenticação, por exemplo).

Instale o servidor de e-mail

Você pode instalar o servidor de email usando Adicionar ou Remover Componentes do Windows ou Gerenciar o servidor .Neste tutorial, vamos usar o último, porque é a maneira mais rápida de obter esta instalado e funcionando. Gerenciar o servidor é um pouco mais fácil de usar também, porque ele lhe perguntará o domínio para que se deseja usar durante a instalação. 
Se não estiver aberta, inicie o Gerenciar o servidor , clicando em Iniciar -> Programas -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciar o servidor.
  • Clique em Adicionar ou remover uma função.

Isto irá iniciar o Assistente Para Configurar o Servidor . Leia o texto e certifique-se de ter ligado todos os cabos necessários e todas as outras coisas ele diz que você deve fazer antes de continuar.
  • Clique em Avançar
O assistente irá agora detectar as configurações de rede. Isso vai demorar um pouco dependendo de quantas conexões de rede que você tem.
Passamos agora para a etapa em que adicionar ou remover funções para o nosso servidor. Vamos adicionar a função de servidor de correio. Sugiro também que antes de clicar em Avançar , clique em Leia as informações sobre servidores de email porque este tutorial não é uma referência completa.

  • Clique em servidor de email (POP3, SMTP)
  • Clique em Avançar
Agora você irá especificar o tipo de autenticação e tipo de nome de domínio do e-mail. Neste tutorial iremos usar a autenticação do Windows , e eu vou usar um nome de domínio, ilopia.com. Obviamente, você deve usar seu nome de domínio.

  • Clique em Avançar
O passo seguinte é confirmar as opções que você selecionou.
  • Clique em Avançar
A instalação irá começar, e também vai iniciar o Assistente de Componentes do Windows. Quando você começar, será solicitado a inserir o CD-ROM do Windows Server 2003 em sua unidade de CD-ROM, faça isso. Esperemos que dentro de alguns minutos você começa esta tela:

Agora você pode ver o log, clique vista os próximos passos para este papel, ou clique em Concluir . 
  • Clique em Concluir
Você tem agora instalado com êxito o servidor de email, parabéns!

Configurar o servidor de e-mail

Então, não é divertido um servidor de e-mail instalado, se não podemos usá-lo. E, para usá-lo, temos que configurá-lo. Esta secção irá ajudá-lo a configurar o servidor de email.
  • Clique em Iniciar , depois executar e digite p3server.msc
Isto irá abrir o serviço POP3. Isto é onde você configurará e gerenciará a parte POP3 do servidor de email.
  • Clique em <ComputerName> no painel esquerdo
  • Clique em Propriedades do servidor no painel da direita
Isso traz a Propriedades para o nosso Mail Server.

Como você pode ver, temos um monte de configurações. Nós vamos usar a configuração padrão neste tutorial, mas vou explicar todas as definições que podemos mudar no caso de você querer mudar alguma coisa no futuro.

Método de autenticação

Existem três diferentes métodos de autenticação que você pode usar; Contas Locais do Windows, Active Directory integrado e senha de arquivos criptografados. É uma decisão importante, qual o método a usar, porque depois de ter escolhido, você deve excluir todos os domínios de e-mail no servidor para alterar o método.
  • Contas Locais do Windows
    Se o servidor é autônomo (não membro de um domínio do Active Directory), e você quer ter as contas de usuário no mesmo computador local, o serviço POP3, esta é a melhor opção. Ao utilizar esta opção, você irá usar o SAM (Security Accounts Manager), tanto para as contas de usuário de e-mail, e as contas de usuário no computador local.Isso significa que um usuário pode usar o mesmo nome de usuário e senha para ser autenticado para o serviço do POP3 e do Windows no computador local. Mas há uma limitação, embora você possa hospedar vários domínios no servidor, deve haver nomes de usuários únicos para todos os domínios. Então, vamos dizer que você tem dois usuários chamada Sandra. Um trabalho em company1.com e outro trabalhando em um company2.com. O seu nome de usuário utilizado será sandra@company1.com e sandra@company2.com. Mas, na SAM, que ambos têm o mesmo nome usuário, Sandra, então um deles deve ser renomeado para algo mais (se não queremos que eles leiam uns dos outros e-mails).

    Se você criar a conta de usuário quando você cria a caixa de e-mail (usando a interface POP3), o usuário será adicionado ao grupo de usuários POP3. Os membros deste grupo não são permitidas para logon localmente. O fato de que os usuários são adicionados ao grupo POP3 não significa que você deve ser um membro deste grupo para ter uma caixa de correio. Você deve, porém, ter cuidado adicionando caixas de correio para os usuários que não são membros do grupo POP3, porque a senha usada para enviar e-mail pode ser inalado por exemplo (se você não estiver usando SPA), ou alguém que pode a força bruta e ganhar as senhas de acesso aos servidor.
  • Active Directory integrado 
    Você pode selecionar esta opção se o servidor é um membro de um domínio do Active Directory ou um controlador de domínio. Usando isso, você vai integrar o Serviço POP3 com o seu domínio do AD. Usuários do AD podem usar seu nome de usuário e senha para enviar e receber e-mail. Claro que você tem para criar caixas de correio para eles primeiro. Ao contrário de contas locais do Windows você pode usar o mesmo nome de usuário em domínios diferentes. Então sandra@company1.com e sandra@company2.com terão caixas de correio diferentes. 
  • Arquivo de senhas criptografadas 
    Esta é a opção desejada para selecionar se você não usar o Active Directory ou não querer criar os usuários no computador local. Como o Active Directory integrado você pode ter o mesmo nome de usuário em domínios diferentes, mas não se pode atribuir o mesmo nome de usuário para várias caixas de correio dentro do mesmo domínio.
    Este método funciona criando um arquivo criptografado armazenado na caixa de entrada de cada usuário. Este arquivo contém a senha para o usuário. Quando o usuário quiser conferir seu email, a senha que o usuário fornece é criptografada e comparada com a dos autos.
    É possível migrar arquivos criptografados contas de usuários para contas de usuário do AD.

Porta do Servidor

Eu recomendo fortemente que você use a porta 110, pois esta é a porta padrão para o protocolo POP3. Se você mudar isso, certifique-se de notificar todos os usuários para que eles possam configurar seus clientes de e-mail para usar essa outra porta. Também certifique-se reiniciar o serviço POP3 se você alterar esta situação.

Nível de log

Quatro opções para escolher. Se você mudar isso, lembre-se que você deve reiniciar o serviço POP3.
  • Nenhum 
    Nada é registrado.
  • Baixa 
    Somente os eventos críticos são registrados.
  • Médio 
    Ambos os eventos críticos e de aviso são registrados.
  • Alta 
    Aviso, críticas e eventos informativos são registrados.
Criar uma caixa de correio
O Assistente de Instalação criou um domínio para nós, então nós não precisamos criar isso manualmente. Se você não usar Gerenciador do Servidor para instalar, adicione o domínio ser manualmente clicando no nome do servidor no painel esquerdo e clique em Novo domínio no painel da direita. Lembre-se de definir as propriedades antes de adicionar o domínio.
  • Clique no seu domínio (ilopia.com no meu exemplo), no painel esquerdo.
  • Clique em Adicionar Caixa de Correio no painel da direita.
Isto irá abrir a janela Adicionar caixa de correio.

  • Escrever italo em Nome da caixa postal
  • Escrever italo como senha (é claro que isso não é uma senha que você deve usar um ambiente de produção, é demais simples)
  • Clique em OK
Uma mensagem pop-up e dizer-lhe como configurar os clientes de e-mail. Leia este, e notar a diferença quando se utiliza SPA ou não.

  • Clique em OK
O que nós fizemos não foi apenas a criação de uma caixa de correio chamado Italo, mas também criou um usuário italo .Também vamos criar uma caixa postal de um usuário existente - Paulo. Para fazer isso, simplesmente execute as mesmas etapas, mas desmarque Criar usuário associado para esta caixa de correio. Lembre-se que o nome da caixa de entrada deve ser inferior a 21 caracteres (64 para o arquivo de senha criptografada e Active Directory). Pode se utilizar espaços, mas não como o último ou primeiro caractere.
Assim, temos agora dois usuários. São iguais? Não, Italo é um membro do usuário POP3 grupo, que se negou a sessão localmente. Paulo não é membro deste grupo, e ainda pode logon localmente e acessar sua caixa postal.

Configurar o servidor SMTP

Esta parte é mais simples de configurar que o POP3. Nosso servidor de e-mail ainda não funciona, temos que configurar a parte de SMTP para ser capaz de receber e enviar e-mails. 
  • Abra o Gerenciamento do Computador
  • Expanda Serviços e aplicativos , expanda Internet Information Service
  • Botão direito do mouse em Servidor Virtual SMTP Padrão e clique em Propriedades
  • Clique na guia Acesso
  • Clique no botão Autenticação e certifique-se que Acesso Anônimo e Autenticação integrada do Windows estão habilitado.
  • Clique no botão Retransmitir e certifique-se de Permitir que todos os computadores com sucesso ... está habilitado e Somente a lista abaixo está selecionada.

Configure o cliente de e-mail
Vamos usar o Outlook Express como cliente de email.
  • Inicie o Outlook Express (qualquer computador que esteja conectado ao servidor de e-mail)
  • Clique em Ferramentas e depois Contas
  • Clique no botão Adicionar e selecione Mail
Um assistente é iniciado. Use a tabela a seguir para concluir o assistente:
Nome para exibiçãoItalo
E-mailitalo @ <seu domínio> (italo@belem.local)
Servidor de correio recebido é umPOP3
Servidor de entrada de e-mail<seu domínio> (belem.local)
Outgoing mail server<seu domínio> (belem.local)
Nome da contaitalo@<seu domínio> (italo@belem.local)
SenhaItalo
Lembrar senhaVerificados
SPANão verificado
  • Clique em Ferramentas, depois Contas.
Isso fará com que abra esta janela:

  • Clique na conta correta e então o Propriedades botão
  • Clique no botão Servidores guia
  • Na seção Servidor de Saída de E-mail, marque Meu servidor requer autenticação .
  • Clique em Aplicar , clique em OK , clique em Fechar
  • Criar um novo e-mail e enviá-lo
E espero que você receberá um e-mail dentro de alguns minutos (se você enviou sua conta de e-mail próprio).
Até a próxima.